quinta-feira, 7 de abril de 2011

Entrevista com Jcnavegador


Olá Júlio, beleza?

Bom, aqui vão as perguntas que gostaria de fazer, a título de Entrevista mesmo. Vamos lá:

1) Júlio, na sua opinião, qual o motivo da Publicidade brasileira não explorar as Revistas em Quadrinhos Marvel e DC como veículo de comunicação?

- A questão é abrangente, HQs da Marvel e DC (que e um desdobramento da Marvel americana) iniciaram sua distribuição de títulos no Brasil através da editora Abril, revolucionando o genêro e conceito de revista em quadrinhos destinado ao público infanto-juvenil e adulto.

As verbas de propaganda no Brasil, em grande parte, são administradas por agências de publicidade, onde, nos seus departamentos de mídia orienta investimentos sustentados pelos controles de tiragem e circulação das revistas (www.ivc.org.br).

Os departamentos de marketing avaliam as sugestões de mídia de suas respectivas agências, aprovando ou não a proposta publicitária. Os investimentos são analisados e ponderados com argumentações nos mais diversos tratamentos, senso cultural da empresa, conceitos e pré-conceitos da direção da empresa podem refletir como resposta negativa, mesmo que a defesa de mídia esteja bem planejada com a indicação do público-alvo da campanha concentrar-se como leitores dos títulos de HQs.

2) Quais seriam os principais anunciantes que poderiam investir nessa mídia?

- Se mantém como princípio básico no planejamento de mídia a orientação de aplicar publicidade em meios de comunicação e respectivo conteúdo que esteja sendo acessado pelo público-alvo da campanha publicitária.

Desta maneira, pegando como exemplo um título de HQs que detenha em seu público leitor, pessoas do sexo masculino, na classe social ABC, na faixa etária de 15 a 25 anos; Todo o anunciante que tenha um produto ou serviço direcionado para este target (público-alvo), deve considerar o destino publicitário com o proposito de potencializar e converter os leitores em consumidores de seus produtos e serviços.

3) Você como profissional de Mídia, em algum momento já cogitou a possibilidade de anunciar nas Revistas Marvel e DC?

- Em minha carreira profissional tenho diversas oportunidades em desenvolver exercícios e proposta de mídia com recomendação a aplicar publicidade na mídia impressa, genêro HQs, em muitas ocasiões argumentando como oportunidade da mensagem atingir ao público-alvo determinado pela campanha através de um meio e formato não explorado pela concorrência, potencializando e facilitando o proposito de converter leitores em consumidores da marca, produto ou serviço.

Como Case; Apresentei a empresa Monark, bicicletas, década de 90 com o lançamento da bicicleta da Xuxa a participação de anúncios na posição de segunda-capa da revista da Xuxa, HQ infantil, editado pela editora Globo, em diversas edições mensais, como condição de negociação com a editora (que não tem nenhuma relação com o licenciamento da marca Xuxa para bicicletas) um reparte de milhares de impressos de cada edição, assim obtive material promocional "subsidiado" que foi distribuidos pela rede de varejo, o material promocional oriundo da sugestão de mídia manteve o mesmo padrão de qualidade e técnica do serviço gráfico, ou seja, em papel couchet com brilho, de maior gramatura, diferente do miolo convencional das revistas HQ´s. Resumindo, a expectativa de produção de 15 mil unidades mensais por um período de 6 a 8 meses foi largamente ultrapassado, atingindo um total em vendas em mais de 300 mil unidades. Ressaltando que os investimentos em publicidade foram concentrados em mídia HQ´s infantil.

4) Do ponto-de-vista editorial, a inclusão de anúncios publicitários prejudicaria o leitor de alguma forma?

Como curiosidade, ilustro meus exercícios de mídia calculando o preço comercial de capa da revista / título, multiplicando pela tiragem da edição em estudo (valor que é financiado pela editora junto a gráfica) e comparo com o custo sugerido para os diversos formatos publicitários na tabela de preços de mídia, verificando a expectativa de faturamento comercial que a editora estima, o percentual de participação da publicidade oscila entre 15% a 30% da receita gerada na circulação do título.

A percepção do leitor em relação ao anúncio está atrelada a pertinência da mensagem e criatividade.

5) E do ponto-de-vista comercial e financeiro, existe a possibilidade dos anúncios ajudarem as editoras a reduzir os custos de produção e, desta forma, investir mais na qualidade ou redução de preço dos títulos?

A gestão da impressão e circulação de mídia impressa - revista, de maneira geral em cenário capitalista, agrega todos os fatores inerentes a produção. A qualidade do conteúdo está relacionado ao talento do artista, um exemplo, o famoso quadro de Gioconda, atualmente tem seu valor agregado a alguns fatores, como ter sido pintado por Leonardo da Vinci, mas a base de sustentação de sua "mídia-obra" é uma simples tela, como a que encontramos em qualquer casa do genêro.

São essas Júlio, algumas você já me respondeu em nossas conversas, mas perguntei novamente pra deixar registrado sua opinião.

Me passa por favor seu nome e sobrenome, além de sua formação pra que eu possa anexar na Entrevista.

Abraços e obrigado!

Quarta-feira eu falo pessoalmente com você. (bruno.genuino@terra.com.br)

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