quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dádiva - Junho.91

Documentário:
Trilha: instrumental estilo New Age

Cena 1: Vídeo / Trilha:

Posição de câmera; tomada aérea simulando vôo, manhã ensolarada sob área rural, horizonte avista-se a cidade, ritmo médio – acelerado, na medida que enquadra espaçosa residência em direção a janela aberta esvoaçando delicada cortina.

Cena 2: Vídeo / Trilha:

Cenário; Quarto do casal, câmera passeia no seu interior em detalhe, giro de 360ª , inicia na janela, movimento da cortina, sentido relógio, registrando mobília e acessórios, giro 180ª, plano americano, homem andar nervoso em direção a cama.
Corte: Vídeo / Trilha: câmera em tomada “olhos do homem”, zoom na cama, sentido dos pés a cabeça da mulher deitada, grávida, expressão assustada, gritos, está em serviço de parto, parteira agitada.

Corte: Vídeo / Trilha: câmera em tomada “olhos da mulher”, enquadra janela, zoom, forte luz aproximando em direção a mulher.

Cena 3: Vídeo / Trilha:

Continuação da Cena 2, ritmo acelerado, câmara em vôo entra pela janela em direção a mulher, fazendo curva, sai do quarto em linha reta transpassa paredes em direção a cozinha, transpassa a janela em direção aos fundos do imóvel onde há frondosa àrvore, em sua direção há um ninho com sábia, chocando, zomm até a casca de um ovo.

Corte: Vídeo; na posição ninho na posição do céu, explosão cintilante em fundo céu e copa da àrvore / Áudio: Grito da mulher, longo e choroso.

Cena 4:

Vídeo, volta ao cenário do quarto, plano americano, casal chora, entre o bebê morto, zoom em direção e detalhe das lágrimas. Áudio: choro do casal, trilha – som aumentando lentamente.

Cena 5: Vídeo / Trilha

Cenário; ninho, plano americano, ave cuidando do único filhote que nasceu, limpando a cria, ovos e cascas caindo no chão.

Diversos cortes, fases de crescimento, cenário em fundo a vista da casa.

Cena 6: Vídeo,

Cenário; alto de um poste de eletrificação, pousa o sábia filhote. Áudio: o piar do filhote e som ambiente gradativamente aumentando.

Corte: câmera na posição olhos do filhote, giro 360ª, plano geral.
Áudio / trilha e locução:

- Nossa, que bonito! Mãe...mamãe...mamãe...

Corte: câmara simula movimentos do filhote, enquadra / posição alto do poste a porta da frente da casa sendo aberta e o casal saindo para trabalhar, zoom, segue o casal em direção ao carro.

Áudio: som ambiente, pios. / locução:

- manhê, mmmmãããaeeee, MÃE...

Corte: Plano americano, posição da câmera, “olhos do casal” filhote pousa na capota do carro.

Locução mulher:
- Olhe, querido, que lindo passarinho, acho que ele quer ir com a gente.

Locução homem:
- Bonito sim, é um sábia, deve ser do ninho que está no quintal, de certa maneira, creio que faça parte de nossa família. Bem, estamos atrasados, deixo você na biblioteca, te pego as 17h00. A missa de um ano do nosso filhote está marcada para as 18h00.

Locução mulher:
- Ei, pequenino, você está convidado, sua companhia, aqui em casa nos traz muita alegria. Sabe. Acho que vou chama-lo de Silvinho, era esse o nome que eu daria ao meu filhote.

Corte: Plano americano, posição da câmera, “olhos do filhote”, acompanha a entrada do casal no carro, movimento pula até a cerca próxima acompanha e segue a saída do carro em direção ao final da rua.

Áudio; som ambiente, trilha gradativamente aumentando / locução:
- Mamãe... que aconteceu comigo...

Cenas 7 a 10 / Trilha:

Diversos registros, outros casais, pai e filho, mãe e filho, em diversas fases de crescimento, cenas do cotidiano, amamentando, trocando fralda, comida na boca, levando na escola, apagando velas de aniversário.

Últimas cenas escurecendo, volta o brilho, câmera enquadrando no ninho vazio, em zoom.

Nenhum comentário: