terça-feira, 12 de julho de 2011

Disciplina: RH Professora Eugenia


Equipe: Julio Cesar de Almeida / Magely / Fernando

Tarefa de estudo do texto “Aqueles que resolvem os problemas ou aqueles que impressionam e não resolvem nada” - Max Gehringer.

Disciplina: Adm. Recursos Humanos
Profª MS. Eugenia Cordeiro Curvelo

Admiramos os textos do Max e adicionamos neste trabalho o texto “Existem cinco estágios em uma carreira.” do mesmo autor. Em nossa reunião de estudo obtivemos um censo na relação dos personagens que ilustra a nossa percepção sobre o real cotidiano, que não somente se apresenta no cenário profissional, e sim, também no cotidiano.

Comportamento e atitude adversa entre atores de perfil social e etário diferente geram situações inusitadas. O trato entre as partes abre um leque criativo aos extremos que podem tingir o mesmo cenário prosaico nas “cores” humor e drama apresentando uma criatividade de conflitos.

http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2010/09/14/indice_emprego_agosto_industria_paulista.ntc
O ano deve encerrar com alta de 5% e 120.000 vagas criadas. O índice de agosto (0,31%) representou saldo líquido de 8.000 empregos e foi a melhor variação percentual para o mês nos últimos seis anos. Os números foram divulgados dia 14.

Na busca de compreensão identificamos a questão da educação do individuo em todos os ambientes de percusso de sua existência, entendemos que informação e conhecimento não é sabedoria.

Evidenciamos a epistemologia (Teoria do conhecimento) como sentido ao encontro da sabedoria, a episteme do ser humano (Focault) não é um oraculo, como um doce veneno e dosando areas do conhecimento em psicologia, filosofia e sociologia nos alicerces do ensino educacional, acreditamos, fortalecer a personalidade e consequentemente a identidade do individuo.

Para enriquecer este trabalho providenciamos duas enquetes; A primeira, uma busca no Google-rede de blogs jcnavegador com a frase “entrevista de emprego”. A segunda enquete uma busca no Google a palavra “epistemologia”.

Na enquete da palavra “epistemologia” o serviço de busca Google identificou 223 mil “verbetes”, até a página 7 identificamos a abrangência do termo na area do conhecimento humano, como segue, o tratamento epistologico em; Genetica, Da comunicação, Do materialismo, Da controladoria, Da pratica docente, Do turismo, Da profissão científica, Da criação de valor, Da catastrofe (medo), Do ensino de biblioteconimia, Da subjetividade (www.casadopsicologo.net), Das ciências sociais, Da psicologia, Teologia ecofeminista, Da pesquisa em administração, Anticapitalista, Da história e geografia, Evolucionista, Da gastronomia, Espirita, Da infância, Social, Da Fisica...

Conclusão: Não pretendemos ser “apológicos”, estamos no caminho (aprendizado), em breve Turismólogos... segue alguns fios deste novelo...

http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos92009/302.pdf
À medida que a pesquisa em uma determinada área começa a crescer e se consolidar,
há uma necessidade de estudos que ajudem a compreender o estágio de desenvolvimento do
campo. A idéia é de que a partir de estudos dessa natureza, que revisam a literatura existente, seja possível conhecer o estágio alcançado sobre o assunto-tema que se pretende pesquisar (MARTINS; SILVA, 2005).

2. EPISTEMOLOGIA E ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
Segundo Japiassú (1992), ainda não há um consenso, um estatuto preciso sobre a
definição de epistemologia. Muitas vezes, o termo é utilizado com diversas finalidades.
Entretanto, emerge dessa acepção uma necessidade comum de se estudar o processo de fazer ciência nos seus aspectos instrumentais, filosóficos e sociais.

Nesse sentido, o papel da epistemologia não é estudar o conhecimento acabado, o
produto. Seu objetivo é estudar o processo de fazer ciência, uma ciência inacabada, que está
em devir (JAPIASSÚ, 1992). Um estudo efetivo da ciência se faz analisando os métodos, os processos utilizados, as teorias, dentre outros elementos que permeiam o objeto de estudo.
Além dos aspectos instrumentais que devem ser observados, a ciência é composta de
elementos de natureza humana e social, que modelam os seus processos e produtos obtidos.

O conhecimento não é algo neutro.

O estudo dessas questões é objeto da sociologia da ciência que, segundo Rodrigues
Júnior (2001), foi à escola originária dos trabalhos de Merton. Merton (1973) advogou que
não apenas os fatores racionais, mas as imbricações e o desdobramento do contexto histórico e social é que determina o fazer ciência. O grau de ocorrência deste “fazer” depende do ambiente institucional e de macro fatores contextuais.

Ao incluir os elementos de autoria e redes sociais, contemplam-se os elementos da
sociologia da ciência. A análise de redes sociais (ARS) é um método formal da sociologia
matemática que visa estudar os relacionamentos existentes entre atores que podem ter
relacionamentos recíprocos (HANEMAMM, 2005). O estudo das redes permite compreender como o mundo social está estruturado, compreendendo elementos de poder, capital social, dentre outros, que pode ser atribuído a pessoas e grupos. A ARS é vinculada, ontologicamente, ao estruturalismo que tem como premissa básica a idéia de que o conjunto de relacionamento em determinado sistema é o determinante para a explicação da realidade social (THIRY-CHERQUES, 2005). Aplicada a área acadêmica, a ARS pode ajudar a identificar a posição relacional entre os autores, influências e modificações paradigmáticas e, assim, ajudar a entender como o conhecimento em determinada área é socialmente construído (BERGER; LUCKMAN, 1996). A forma como a rede é estruturada e seus respectivos líderes determinam qual o conhecimento que é válido, científico. Nesse sentido, pode-se dizer que a estruturação de uma rede representa um elemento de poder simbólico que está envolto em um determinado ambiente social e que termina contribuindo para a repetição dessa estrutura ao longo do tempo (BORUDIEU, 1992).
http://www.4shared.com/document/QQtkMaB_/RH_-_Turismo.html
http://www.4shared.com/document/wd_hvBkR/RH_-_O_diretorzo.html
http://www.4shared.com/document/n31mbPlg/RH_-_Max_Gehringer.html
http://www.4shared.com/file/L3Tja36L/RH_-_tica.html
http://www.4shared.com/file/dUdjESA9/RH_-_Eneagrama.html
http://www.4shared.com/document/A4OcWf5r/RH_-_A_Mulher_no_Mercado_de_Tr.html

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